- Clube do Vapor
- Dicas e Tutoriais
- 1 likes
- 43077 views
Para quem está conhecendo o mundo do vaping agora, é comum ter algumas dúvidas bastante específicas sobre a prática. Por exemplo: como usar o cigarro eletrônico? Quais as diferenças do e-cig para o cigarro comum? O vape faz mal?
Bom, a gente ouve muitas delas todos os dias, especialmente “como funciona o cigarro eletrônico?”. A boa notícia é que a prática é bastante simples e qualquer adulto pode fazer sem dificuldades.
Quer saber os passos certinhos para garantir a melhor experiência, sem tosses ou qualquer coisa do tipo? Então confira esse guia rápido sobre como usar cigarro eletrônico aqui do Clube do Vapor!
O que é o cigarro eletrônico?
Cigarro eletrônico é um dispositivo vaporizado que funciona à base de bateria. Existem diferentes tipos, conhecidos também como vapes, pods ou pod systems e e-cigs ou cigarros eletrônicos.
Os cigarros eletrônicos ficaram conhecidos dessa forma por dois motivos: Seu formato de "caneta", mais alongado e fino, que lembra um cigarro ou charuto.
O fato de serem muito utilizados (mas não exclusivamente) por pessoas buscando se livrar do vício em cigarros comuns.
No cigarro eletrônico vape, utiliza-se uma essência conhecida de diferentes formas — Juice, e-liquid ou líquido — que possui um sabor e é vaporizada pelo usuário.
Esse juice contém alguns componentes químicos, como propilenoglicol e glicerol, e também pode ter nicotina. Ou seja, você pode encontrar opções sem nicotina, mas também com menor teor ou mesmo um alto teor da substância.
Diferenças entre cigarro eletrônico e cigarro comum
A principal diferença entre o cigarro eletrônico vape e cigarro comum é que, com o e-cig, você não “fuma” nada. Afinal, no cigarro eletrônico não há a queima de substâncias para criar fumaça.
Você apenas vaporiza o líquido, gerando vapor que é tragado e liberado no ar.
Já o cigarro comum funciona com a queima do tabaco.
Isso ocasiona primeiro a liberação de um alto teor de nicotina, bem como a criação de fumaça, que libera substâncias tóxicas como alcatrão e monóxido de carbono.
Benefícios do cigarro eletrônico
Em comparação ao cigarro comum, os cigarros eletrônicos oferecem uma série de benefícios. Quer saber quais? Veja só:
- não amarela os dentes;
- não possui odores e nem provoca mau cheiro;
- no médio e longo prazo, é muito mais barato;
- menor exposição a substâncias químicas tóxicas;
- estimula o abandono do vício dos cigarros comuns e da nicotina;
- não afeta pessoas próximas, pois não libera fumaça tóxica, mas sim vapor.
São pontos positivos que ajudam a reforçar a prática desse hábito cada vez mais popular no país e em outras fronteiras também.
Cigarro eletrônico faz mal?
Existem diversas informações sobre cigarros eletrônicos na Internet, de diferentes fontes. Mas afinal, o e-cig faz mal à saúde?
Bom, que fique claro: cigarros eletrônicos, vapes e pod systems não foram criados para serem uma maneira saudável de fumar. Eles são, sim, uma forma mais segura de realizar essa prática.
No caso dos vapes, e-cigs e pods, inclusive — como você aprendeu — não se trata de fumar, mas vaporizar.
Além disso, já citamos em outros momentos, mas há um estudo da Public Health England que afirma que cigarros eletrônicos são 95% mais seguros que cigarros comuns.
Porém, é claro: os cigarros eletrônicos e os juices utilizados possuem substâncias que podem causar alguns efeitos colaterais.
O maior exemplo é da nicotina, que é a responsável pelo teor viciante dos cigarros.
Como o cigarro eletrônico funciona?
Agora que já tratamos do aspecto teórico do vaping é hora de explicar como usar o cigarro eletrônico por meio do seu funcionamento.
E, no geral, a premissa é a mesma para qualquer modelo: você conta com uma bateria que alimenta a bobina (ou resistência ou coil) que vaporiza o juice dentro do atomizador. Aí, é só inalar e expelir o vapor. E repetir o processo, claro.
Mas para que fique mais claro, vamos analisar o passo a passo para entender como o cigarro eletrônico funciona, realmente.
Fonte de bateria e potência
Normalmente, o tipo comum de bateria encontrada em um vape é o modelo de lítio. A potência dela, inclusive, influencia diretamente no tempo de uso antes de recarregar o dispositivo e também na potência do aparelho.
Atualmente também existem os vapes com variação de voltagem, permitindo um grau mais elevado de personalização.
O atomizador do vape
O atomizador é um recipiente no qual você insere o juice desejado e que, por meio do acionamento do dispositivo, vai ser convertido em vapor.
Isso ocorre por meio da bobina — ou coil —, que aquece o líquido que saiu do atomizador e chegou a uma espécie de filtro, que retém o juice à medida que a bobina esquenta transforma a substância em vapor.
Existem diferentes modelos de atomizador e de bobinas que, assim como ocorre com a bateria, permitem uma personalização mais interessante para sua experiência.
Ainda não sabe o que é um atomizador e quais são os tipos? Clique aqui e confira!
Como usar cigarro eletrônico? Veja o passo a passo
Com base em todo o processo acima, quer saber como usar cigarro eletrônico adequadamente?
Vamos lá, então, e entender tudo o que você precisa para ter a melhor experiência possível. Siga o passo a passo a seguir:
- Procure por um starter kit que seja fácil de usar e tenha uma experiência equilibrada. Por meio desse primeiro contato, você aprende mais sobre suas preferências;
- Dê uma pesquisada sobre os melhores juices do mercado. Leve em conta suas preferências pessoais, a quantidade de nicotina (ou ausência da substância) e o aroma e sabor produzidos;
- Siga as instruções do fabricante e carregue o atomizador do seu cigarro eletrônico com juice (até o máximo, sempre) antes de usá-lo;
- Prepare seu e-cig para o vaping. Para isso, sua primeira vez deve ser planejada por meio do umedecimento do algodão da bobina com o juice, assim você evita estragos. Depois, desenrosque o tanque do atomizador e encha com o juice. Aí, enrosque e aperte firmemente todos os componentes — certifique-se de não deixar;
- Para vaporizar, basta pressionar o botão localizado no atomizador (normalmente é o maior botão ou o único botão) e então inalar (alguns modelos são acionados no bocal, com a ação de inalar o vapor).
Quer uma última dica? Veja só, temos uma bem boa para quem é iniciante: se você for vaporar no estilo DL, recomendamos caprichar na inalação. Ou seja, sugar o vapor de maneira mais forte. Desse jeito, você comprime mais o ar e torna o vapor mais denso e mais prazeroso.
Veja também: Nic Salt: o que é, composição para que serve, e faz mal?
Como inalar o vapor do vape? Conheça as técnicas
Falamos acima, brevemente, sobre o modo de inalar o vapor, mas vale reforçá-lo para você que quer aprender como usar o cigarro eletrônico da melhor forma.
Antes de explicar os passos, contudo, vamos esclarecer algo. Existem duas formas de inalar o seu cigarro eletrônico:
DL, ou Direct-Lung, que é a inalação "direto para o pulmão". Ou seja: quando você inala o vapor do vape, ele vai direto para o pulmão, sem paradas na boca, por exemplo.
Logo, é um método que difere para quem se acostumou a fumar um cigarro convencional Isso porque, o DL não possui aquela "paradinha" no interior da boca antes de dirigir-se ao pulmão.
E tem também o MTL (ou Mouth-to-Lung). Essa é a inalação conhecida como da "boca para o pulmão" e se caracteriza por ser o inverso do que explicamos anteriormente. É, inclusive, um método que se assemelha ao máximo à tragada que damos em cigarros convencionais.
Aqui, ao inalar o vape, você prende o vapor na boca, então inala para o pulmão e depois libera para o ar.
Mas independentemente do modo de inalar selecionado, entre DL e MTL, é fundamental que você saiba as características do kit que você adquiriu. Esse é o primeiro passo, realmente, para saber como usar um cigarro eletrônico.
Quer um bom exemplo disso? Os vapes e e-cigs que utilizam líquidos free base, no geral, são aqueles mais alinhados à tragada no estilo DL.
Enquanto isso, os pods são os dispositivos mais adequados para quem prefere a inalação no estilo MTL. Inclusive, costuma ser o modelo mais adequado para quem pretende abandonar o cigarro comum. E o principal motivo para isso é o seu juice — o nic salt — que é produzido com um teor mais elevado de nicotina.
Conclusão
E agora, sabe como usar cigarros eletrônicos? Esperamos que esse guia ajude você a vaporizar mais e melhor!
Lembre-se que a prática é bem fácil, você só precisa estar atento a alguns detalhes, especialmente sobre o vape e o juice que utiliza.
Para garantir que você terá os melhores produtos e que possa aproveitar seu cigarro eletrônico da melhor forma, confira os produtos do Clube do Vapor!
Na dúvida entre os atomizadores? Confira este guia completo!