- Clube do Vapor
- Dicas e Tutoriais
- 2 likes
- 115681 views
Saber como limpar seu cigarro eletrônico é parte fundamental da sua rotina como Vaper.
E quer saber? É uma etapa interessante e divertida, até. Afinal de contas, existe a necessidade de aprender como limpar o pod, o vaporizador e o atomizador, entre outros componentes, para aumentar a vida útil do dispositivo.
Isso oferece sempre a melhor experiência. Mas o processo é também um aprendizado. Porque você aprende a manusear o seu vape cada vez melhor, intensificando o conhecimento e as suas vaporadas, consequentemente.
Por isso, se você quer saber se pode lavar a resistência do vape ou qual é a periodicidade para limpar o cigarro eletrônico, siga com esta leitura e vem aprender com a gente!
Por que manter a limpeza do seu vape em dia?
Manter seu cigarro eletrônico limpo é fundamental para que o aparelho se conserve por mais tempo e, com isso, sua vida útil seja maior.
Tal limpeza inclui todas as peças que compõem o vape, como o atomizador, bobina e também o mod (parte com componentes eletrônicos).
Sem uma limpeza periódica do vaporizador, as chances de causar problema é grande, como defeitos no mod. A queima de bobinas e das baterias é um risco drasticamente grande.
Sem contar os riscos à saúde por inalar um líquido com resíduos prejudiciais ou que ficou mantido por muito tempo dentro do atomizador.
Adiante, mostraremos o passo a passo completo para você aprender como limpar o cigarro eletrônico! E, assim, evitar todos os tipos de problemas, obtendo o máximo que seu dispositivo pode oferecer!
Como limpar o seu cigarro eletrônico? Dicas gerais
Para limpar o cigarro eletrônico de forma correta e segura, você precisará passar um pano levemente úmido em todas as partes do vaporizador. É o caso do atomizador, das baterias e do mod.
Após a limpeza com pano úmido, passe um pano seco para eliminar toda umidade em seu vape. Após 30 minutos, remonte as partes do aparelho e ligue-o novamente.
Recomendamos repetir os procedimentos acima a cada semana ou caso identifique resquícios de líquidos na parte externa do vaporizador.
Para uma limpeza profunda do atomizador, basta seguir os passos abaixo:
- Encha uma tigela com água morna e algumas gotas de detergente neutro;
- Desconecte o tanque do mod;
- Descarte qualquer juice restante do atomizador;
- Desmonte completamente o seu atomizador;
- Coloque os componentes do tanque na tigela, exceto a bobina;
- Lave os componentes — exceto a bobina — até ficarem completamente limpos;
- Seque cada componente com uma toalha de papel ou um pano seco;
- Remonte o tanque e o dispositivo.
Importante: repita o procedimento acima a cada 15 dias. Ou, ainda, se o líquido permanecer inutilizado, dentro do atomizador, por mais de 5 dias consecutivos.
No decorrer da leitura, explicaremos detalhadamente como efetuar a limpeza de sua bobina.
Limpeza de aparelhos Pod Systems
Para uma limpeza completa do seu vape pod system:
- Desligue o aparelho, desconecte o atomizador ou cartucho e remova as baterias (se houver);
- Com um pano levemente úmido e algumas gotas de detergente, limpe todo o compartimento externo e o das baterias, incluindo-as na limpeza;
- Se o pod system conter um atomizador, remova a bobina (sem molhá-la) e lave o tanque e demais peças (exceto a bobina) com água e detergente;
- Seque todas as peças sem deixar umidade e remonte o pod system;
- Aguarde 30 minutos;
- Conecte as peças, ligue e teste o aparelho.
Com base no processo acima, já deu para perceber que pode lavar a resistência do vape, não é mesmo? Mas ainda falaremos melhor sobre isso adiante.
Outro ponto importante: não há uma limpeza eficiente dos cartuchos com a coil integrada. Recomendamos a troca da bobina sempre que sentir um gosto de queimado ou após um mês de uso.
Como limpar resistência (coil) do vape?
Para limpar a sua resistência é necessário identificar se é uma bobina pronta (kits prontos) ou se a sua resistência é pré-construída (para atomizadores RTA, RDA, RDTA).
Até por isso, vamos dividir este tópico sobre como limpar a coil do vape para facilitar o seu aprendizado!
Resistência ou bobina pronta
- Encha uma tigela com álcool de 75% de densidade;
- Desmonte o seu atomizador e retire sua resistência;
- Mergulhe a resistência ou bobina pronta no recipiente com álcool e deixe por, pelo menos 6 horas, (quanto mais tempo deixar, maior será a limpeza);
- Retire a resistência do recipiente com álcool e lave-a em água corrente por pelo menos 2 minutos para remover todo excesso de álcool na coil;
- Coloque a resistência ao ar livre e deixe secar completamente. Você também pode utilizar um secador de cabelo nesta etapa;
- Rosqueie novamente a resistência.
Importante: Aconselhamos que, para esse procedimento, você repita o processo não mais do que uma vez para cada resistência. Em nossos testes, o sabor chegou em torno de 75 a 80% de uma resistência nova.
Resistência pré construída
- Remova completamente o algodão da resistência;
- Aqueça a resistência pré-construída pressionando o botão fire (botão que pressionamos para vaporar) por 10 segundos. Você notará uma vermelhidão nas coils;
- Rapidamente, sem pressionar o botão fire, mergulhe a resistência na tigela até ficar completamente submersa na água;
- Não molhe o mod;
- Deixe-as submersas na água por, aproximadamente, 10 segundos;
- Refaça os 3 últimos passos acima por outras duas vezes;
- Com uma escova de dente ou de aço, esfregue a resistência até remover todo o resíduo contido nela;
- Goteje algumas gotas de juice até cobrir toda a coil;
- Pressione o botão fire até o juice evaporar;
- Remonte o atomizador (com um novo algodão) e conecte em seu mod.
Importante: após inserir o algodão entre as coils, goteje o juice até encharcar totalmente o algodão e aguarde 5 minutos antes da primeira vaporada.
Como limpar a bateria do vape?
Quando falamos sobre como limpar o vape e a sua bateria estamos, na verdade, nos referindo à parte específica do mod — e não as baterias em si.
Importante destacar, portanto, que você não vai limpar o vape com os mesmos procedimentos e etapas que citamos até aqui. Pois essa é a parte que contém as peças eletrônicas. E eletricidade e água não são melhores amigos, como você deve saber.
Só que isso não significa que você vai negligenciar a limpeza da bateria do vape. Afinal, estamos falando sobre como limpar o cigarro eletrônico, e todas as partes demandam a sua atenção.
Nesse caso, limpe a parte externa do mod com um pano seco para remover todo tipo de microrganismo, sujeira ou resíduos. Só isso já é suficiente para manter o seu dispositivo limpo e em ótimas condições de uso.
Aproveite para limpar semanalmente ou sempre que perceber um acúmulo de resíduos no local.
Dúvidas frequentes sobre a limpeza de vapes
Ainda ficou com alguma dúvida sobre como limpar o cigarro eletrônico?
Sem problemas! Abaixo, respondemos algumas das dúvidas mais comuns dos Vapers!
Pode molhar a resistência do vape?
Sim! Você pode molhar a resistência do vape. Porém, antes do processo de lavagem, certifique-se em submergir a resistência por pelo menos 6 horas em álcool de 75% de densidade.
Em nosso capítulo anterior, explicamos o passo a passo completo de como limpar a resistência do vape.
Como saber se a resistência do vape queimou?
O principal meio de saber se a resistência do vape está queimada é pelo gosto do vapor ao inalar.
Você perceberá um gosto ruim de queimado no sabor do vapor. Se isso está acontecendo com você, recomendamos a troca imediata de sua resistência.
Outro meio para identificar a necessidade da troca da bobina é a partir da alteração do sabor de seu líquido. Em muitos casos (se o líquido não estiver vencido), o sabor do vapor pode ficar sem aquele gosto presente devido ao tempo de uso dessa resistência.
Caso você não identifique nenhuma destas alterações no sabor, o ideal é efetuar a troca da resistência a cada 30 dias.
Confira agora os melhores juices do mercado para usar no seu atomizador!
Como saber se eu preciso trocar uma peça do meu vape?
As principais peças de substituição de um vape são a resistência e as baterias (externas). O gosto de queimado da resistência já é o suficiente para identificar a troca por uma nova.
Sobre as baterias externas, o ideal é que se faça a substituição anualmente ou se perceber que ela está descarregando rapidamente. Ou, até mesmo, se acarretou em algum problema no vaporizador, como o desligamento súbito do dispositivo.
Sobre as demais peças, como o mod (parte inferior do vape), só se faz necessária a troca se estiver apresentando problemas técnicos, como desligamentos repentinos ou panes elétricas.
Agora que você já sabe como limpar o seu cigarro eletrônico,confira todas as ofertas de vaporizadores e acessórios no Clube do Vapor!
Encontre peças de reposição originais para o seu vape
Para promover experiências cada vez melhores com o seu vape, lembre-se de ter essas dicas sobre como limpar o vape sempre à mão!
E diante de uma eventual necessidade de reposição de peças, juices e componentes, não hesite em nos procurar.
Conclusão
E aí, entendeu tudo o que você precisa saber sobre como limpar o cigarro eletrônico?
Como existem componentes sensíveis e diferentes modelos, as etapas variam. Mas a prática garante que você entenda e aplique as técnicas automaticamente, com o tempo.
Lembre-se que aprender como limpar o vape é fundamental para manter o sabor e o aroma dos seus juices favoritos. E sem falar que aumenta a vida útil de cada peça.
Agora, é com você!