- Clube do Vapor
- Dicas e Tutoriais
- 1 likes
- 16528 views
Quem é vaper há algum tempo provavelmente já ouviu falar do air flow ou fluxo de ar do cigarro eletrônico.
Ele é responsável pelo sabor, volume de ar e diversos outros aspectos da sua vaporada.
Você irá notar que, até mesmo em relação à potência, o fluxo de ar pode impactar muito mais na sua experiência com vaporizadores. Quer saber como isso é possível e como ajustar o fluxo de ar? Entenda ao longo deste artigo!
O que é Airflow (fluxo de ar) no vape?
Airflow ou fluxo de ar nada mais é do que o volume de vapor que você regula no seu vape, mas somente se ele possui essa função de controle.
Na prática, é possível aumentar ou diminuí-lo, conforme sua preferência. Geralmente, em um fluxo de ar alto, você libera muito mais vapor do dispositivo, enquanto em fluxos mais baixos, há uma quantidade menor.
Qual é a sua importância?
A melhor parte do airflow no cigarro eletrônico é o nível de personalização que você possui no momento de vaporizar. Isso não é possível, por exemplo, nos cigarros tradicionais.
A depender, até mesmo a economia do juice pode ocorrer conforme o fluxo de ar que você escolher. Isso, sem contar nas nuvens de vapor e na temperatura que você aspira.
Experimentar diferentes níveis do airflow faz toda a diferença para os vapers, e você irá notar conforme for utilizando.
Para que serve o airflow no vape?
O fluxo de ar no vape controla a quantidade de ar que adentra o dispositivo quando você vai inalar o vapor.
Nesse sentido, é impressionante como a quantidade de ar altera diversas características da vaporada, desde o sabor até a textura do vapor.
Por isso, muitos vapers fazem uso do airflow pensando justamente em experimentar novas experiências com as vaporadas.
Ao invés de trocar a potência ou bobinas, por exemplo, é possível simplesmente alterar o fluxo de ar e se deparar com diferenças ainda maiores no sabor, textura, temperatura, etc.
Até mesmo o juice que você utiliza pode ser completamente diferente em um fluxo de ar modificado.
Por isso, o airflow tem a função de modificar os volumes de ar no vape, modificando as propriedades do vapor e a sua experiência.
Como funciona o controle de airflow no vape?
O funcionamento do airflow ocorre de duas formas distintas nos vapes: pelos anéis de controle (AFC) ou por inserções nas bobinas. Abaixo, explicamos o funcionamento de cada uma delas:
- Anéis AFC: é o modo mais comum de controle de fluxo de ar no vape. Geralmente, é possível girar esses anéis para abrir fendas ou pequenos orifícios que permitam a entrada do ar. Nesse sentido, é possível ajustar as aberturas conforme o airflow que você deseja a partir da rotação dos anéis.
- Inserções na bobina: nesse tipo de controle, os espaços para a entrada de ar são feitos diretamente em uma bobina ao fundo do vape. Isso proporciona uma experiência muito mais personalizada ao vaper, pois o ar entra em contato com o juice e atomizador muito mais rápido.
Em alguns casos, as inserções são como um chuveirinho, proporcionando uma entrada de ar mais uniforme no atomizador. O controle, em ambos os casos, é feito pelo próprio usuário.
Por sua vez, a lógica é uma só: quanto maior o fluxo de ar, maiores serão as aberturas no vape para a entrada dele.
Mais ou menos fluxo de ar: qual é o ideal?
Mas, afinal, o airflow deve ser alto ou baixo nos vapes? Bem, isso depende muito de sua preferência!
Pode-se dizer que, quanto maior o fluxo de ar, menor a temperatura, pois o vapor irá se misturar mais ao ar frio. Além disso, você irá notar nuvens de vapor mais finas e de volume maior, com experiências mais leves de impacto na garganta.
Já com um fluxo de ar menor, as nuvens tendem a ser menores e mais densas, com temperaturas mais altas na vaporada. Nesse caso você também vapora mais juice, porque as serpentinas aquecem mais e dão um sabor maior às nuvens.
Sendo assim, se você está usando o cigarro eletrônico para parar de fumar, pode ser que o fluxo de ar menor te agrade mais, especialmente pela intensidade.
Airflow e técnicas de inalação no vaping
Além do controle de fluxo de ar no cigarro eletrônico, você pode explorar algumas técnicas de inalação para novas experiências com o vape. Algumas delas, listamos abaixo para você testar nos diferentes fluxos de ar:
Inalação DL (Direct-to-Lung)
Na vaporada DL ou Direct-to-Lung, assim como a tradução “direto-ao-pulmão”, o objetivo é ter vaporadas mais leves que atinjam rapidamente a parte interna.
Por isso, o ideal é utilizar airflow mais altos, que farão mais nuvens no momento de vaporar. Outra dica é investir em menores resistências na bobina do atomizador.
Se você não gostou do efeito — geralmente porque o juice terá um sabor reduzido — pode também aumentar levemente o fluxo de ar.
Agora, se você é um vape de primeira viagem, vale a pena testar outras técnicas primeiro, pois essa requer um pouco mais de experiência.
Inalação MTL (Mouth-to-Lung)
A inalação Mouth-to-Lung ou Boca-para-Pulmão é mais parecida com os cigarros tradicionais, e é comumente usada em pods system.
Nela, o vapor pode passar pela boca, e só então ir até o pulmão. Geralmente, é uma técnica mais lenta, então você pode utilizá-la em fluxos de ar menores, aproveitando mais o juice e uma temperatura mais aquecida.
O ideal, também, é utilizar bobinas de maiores resistências e configurar sua bateria para uma potência menor.
Vale configurar bem a passagem de ar para evitar o sabor queimado no seu cigarro eletrônico. Assim, o ideal é ir experimentando e aumentando o airflow, para avaliar a opção que mais te agrada, gradualmente.
Afinal, como o airflow impacta na experiência do vaper?
Você provavelmente notou que o airflow pode modificar completamente a sua experiência com o cigarro eletrônico.
Desde o impacto das nuvens de vapor até mesmo o sabor, as mudanças no fluxo de ar trazem experiências completamente novas para quem já está acostumado com os vapes.
Por isso, o principal é entender suas preferências e o nível de airflow que prefere nas vaporadas na hora de aplicar as técnicas. No mais, aproveite e inove!
Conclusão
Saber ajustar o fluxo de ar no vape faz toda a diferença para quem utiliza os cigarros eletrônicos.
Dessa maneira, você aproveita ao máximo a experiência e os níveis de ar inclusos, melhorando muito suas técnicas. Não deixe de conferir aqui no Clube do Vapor as melhores opções de vape para você testar o airflow!
Encontre os melhores vapes e experimente diferentes fluxos de ar com o Clube do Vapor hoje mesmo!